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CENP-Meios

Perguntas e Respostas - CENP-Meios

DEFINIÇÕES:

  1. O que é o Sistema CENP-Meios?

    É uma ferramenta que, utilizando dados de origem comprovada, apresenta o investimento nacional em mídia contratada e veiculada por meio das agências participantes. Embora as metodologias sejam distintas, substituiu o projeto Intermeios, iniciativa pioneira do Grupo M&M em colaboração com veículos de comunicação. O CENP-Meios, mantida a confidencialidade absoluta dos dados fornecidos por agências, desde 2018, conta com informações de agências de publicidade do país certificadas pelo CENP.

    Como subproduto, os dados fornecidos possibilitam ao CENP a classificação das agências para o cumprimento de compromissos técnicos de que trata o Anexo “A” das Normas, sendo também insumo importante para os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Técnico de Mídia – CTM.

    O CENP-Meios é mais uma ferramenta a ser utilizada por anunciantes e suas agências nos seus planejamentos de marketing e comunicação e para os veículos na análise de sua participação no mercado publicitário.

  2. Qual é o organismo responsável por acompanhar a implantação do Sistema CENP- Meios?

    O CTCM – Comitê Técnico CENP-Meios, formado por representantes de Agências, Meios e Anunciantes, é o organismo criado para apoiar tecnicamente o Conselho Superior das Normas-Padrão do CENP, colegiado responsável pela implantação do sistema e seus desdobramentos. Conheça os representantes em https://cenp.com.br/sobre-o-cenp/comite-cenp-meios.

  3. AGENTES ENVOLVIDOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA:

  4. Todas as Agências estão participando?

    Neste momento, participam todas as agências certificadas que possuem condições técnicas necessárias para implementação, com suporte das empresas de software, AdSolutions, Publi, VBS, Microuniverso, IClips e Operand. Agências que não possuam a certificação também podem contribuir, desde que reúnam as condições necessárias.

  5. FINALIDADES:

  6. Para que servem as informações coletadas pelo Sistema CENP-Meios?

    São utilizadas para:

    • (1) Divulgação: consolidada por total de investimento em (i) meios; (ii) região/mercado nacional, (iii) período, (iv) meios/região, (v) Estados e (vi) Ranking de Agências Nacional e por UF, respeitado um atraso mínimo de 2 meses;
    • (2) Certificação: O sistema indica, de forma automatizada e sem qualquer informação de valores, a qual grupo de enquadramento técnico a agência pertence, para efeitos do Anexo “A” das NPAP, cujo critério é o da receita de mídia da agência, que advém do Desconto-Padrão;
    • (3) CTM: Insumo para o Comitê Técnico de Mídia sugerir a pontuação dos estudos de mídia credenciados.
  7. FUNCIONAMENTO DO SISTEMA:

  8. Qual a fonte primária dos metadados enviados pelas agências ao CENP-Meios e por quê?

    É o PI faturado pela agência, considerando a competência do mês de faturamento, ou seja, aquele que cumpriu seu ciclo desde a contratação até o efetivo faturamento pela agência.

    O faturamento do PI é a conclusão do negócio, é a autorização de pagamento que ocorre depois da efetiva veiculação da mídia. Por essa razão, utilizando o PI faturado, o sistema garante maior assertividade dos dados de investimento do mercado publicitário, uma vez que dificilmente ele sofrerá alguma alteração.

  9. Como ocorrerá a totalização e quais dados serão disponibilizados ao Sistema CENP-Meios?

    Os metadados são enviados ao CENP-Meios mensalmente através do sistema da Agência (com atraso de 2 meses). Por meio de uma rotina em seus sistemas, um agente autorizado pela Agência cria um arquivo em formato XML criptografado (sistema a sistema) e que posteriormente é transmitido aos servidores do CENP, apenas e exclusivamente com informações extraídas somente dos PI's de compra de mídia faturada pelas Agências, totalizados por:

    • Período de veiculação;
    • Praça/mercado de Veiculação e UF;
    • Meio;
    • Agência;
    • Valor total faturado¹

    Não são enviados quaisquer dados individualizados de PI’s ao CENP-Meios e não há qualquer “intervenção” do sistema CENP-Meios nos sistemas das Agências, pois são os sistemas das Agências que alimentam o sistema CENP-Meios.

  10. O Sistema CENP-Meios coletará dados da remuneração da Agência?

    Não! Não é coletado nenhum dado de remuneração da Agência.

  11. Há alguma identificação do cliente ou campanha?

    Não! Nem de Anunciantes, nem de campanhas ou mesmo de Veículos. Ver pergunta 4

  12. Qual o impacto interno/administrativo e técnico para as Agências?

    O processo é simples e conta com o apoio e empenho das empresas de sistemas (software houses) que atendem as agências e de suas respectivas áreas de TI. Em relação aos critérios de classificação técnica das Agências certificadas para os compromissos do Anexo “A” das Normas e Resolução 002/19 (Compromissos com Pesquisa), é considerada a receita de mídia², obtida a partir dos metadados coletados pelo CENP-Meios.

  13. SEGURANÇA:

  14. O sistema CENP-Meios é seguro?

    Foram adotadas as seguintes medidas de segurança:

    • (1) O sistema funciona em servidor dedicado do CENP, isoladamente, sem possibilidade de acesso externo ou com outros sistemas;
    • (2) Os arquivos e seu trânsito (sistema a sistema) são criptografados, randomicamente, de ponta a ponta, sem intervenção nenhuma;
    • (3) A análise de integridade e segurança do sistema foi realizado pela KPMG, com testes e retestes;
    • (4) O sistema pode ser auditado por terceiros interessados, arcando com os respectivos custos;
    • (5) O acesso somente é realizado por colaborador(es) com compromisso de confidencialidade assinado;
  15. Quais as premissas/pilares de confidencialidade e segurança?

    • 1) Os dados são enviados pelo sistema da agência já totalizados. Nenhum dado individualizado de PI é enviado, assim como não há qualquer “intervenção” e/ou “ingerência” do sistema CENP-Meios no sistema da agência – é ela quem alimenta o CENP-Meios;
    • 2) O CENP-Meios somente recebe os dados dentro dos parâmetros técnicos estabelecidos, e os consolida com os de outras agências, impedindo qualquer visualização particular. Quando isso não ocorre o arquivo é devolvido para a agência para verificação e correção;
    • 3) Utiliza servidor próprio, dedicado e isolado localmente, sem portas de acesso externo ou de outros sistemas;
    • 4) O trânsito dos arquivos são todos criptografados randomicamente e automatizados;
    • 5) KPMG verificou a integridade do sistema e todas recomendações foram cumpridas;
    • Eventual acesso somente é realizado por colaborador(es) mediante compromisso de confidencialidade assinado.
  16. INFORMAÇÕES GERAIS:

  17. Quais são os passos que a Agência certificada deve adotar para integrar/contribuir com CENP-Meios?

    • 1) Possuir sistema homologado, ou solicitar sua homologação.
    • 2) Indicar por e-mail o nome do profissional na agência, responsável pelas tratativas com o CENP, para os assuntos relacionados à implantação do CENP-Meios;
    • 3) Entrar em contato com sua software house para atualização do seu sistema
    • 4) Enviar e-mail ao CENP solicitando os dados para parametrização do sistema CENP-Meios (login e senha);
    • 5) Enviar, via sistema, as informações da compra de mídia faturada.
  18. Há cuidados/mudanças no preenchimento do PI?

    As áreas de mídia das Agências foram orientadas sobre a importância do correto preenchimento do PI em relação à identificação do meio, inclusive com apoio do Grupo de Mídia de São Paulo (cartilha). Assim, os meios são:

    • CINEMA (CN);
    • INTERNET-BUSCA(IB);
    • INTERNET-SOCIAL (IS);
    • INTERNET-VÍDEO (IV);
    • INTERNET-ÁUDIO (IA);
    • INTERNET DISPLAY E OUTROS (ID);
    • JORNAL (JR)*;
    • REVISTA (RV)*
    • TELEVISÃO POR ASSINATURA (TA)*
    • OOH/MIDIA EXTERIOR (OU);
    • RÁDIO (RD);
    • TELEVISÃO ABERTA (TV).

    * Para os meios Jornal, Revista e Televisão por Assinatura, as indicações dos meios devem ser para jornal, revista ou televisão por assinatura, independentemente da plataforma.

    Esclarecemos que foi elaborada, com a ajuda das software houses mencionadas no item 3 deste “perguntas e respostas”, uma solução* que permite identificar os meios Jornal, Revista e TV por Assinatura, quando se tratar de veiculação em ambiente de internet e/ou outros, o que depende, evidentemente, da participação efetiva dos profissionais de mídia na tarefa de preencherem os PI’s, conforme detalhamento abaixo:

    Meio: Internet*

    • o Internet-Busca (quando se tratar de veículos buscadores);
    • o Internet-Social (quando se tratar de redes sociais);
    • o Internet-Vídeo (quando se tratar de utilização de mensagens de vídeos);
    • o Internet-Áudio (quando se tratar de utilização de mensagens de áudio);
    • o Internet-Display e outros;
    • o Jornal (quando se tratar da utilização de jornal em outras plataformas)
    • o Revista (idem jornal)
    • o TV por Assinatura (idem jornal)

    Essa solução, que contou inclusive com apoio técnico do Grupo de Mídia de SP para disseminação da informação, foi implementada em ago/2018, em razão de todos os desafios tecnológicos e culturais que envolveram esse processo. Os dados a partir de 2019, portanto, contemplam todas estas deliberações.

    Para praça/mercado/município e UF, utilizar como referência os parâmetros do IBGE, sempre que possível, caso contrário, seguir orientação do veículo.

    Para mercado nacional, utilizar como praça “BRASIL” e UF “BR”.

    Não considerar mercado internacional, visto que o CENP-Meios só trata de compras e veiculações em território nacional.

LEITURA COMPLEMENTAR RECOMENDADA:

Para mais informações sobre o CENP-Meios, seguem alguns links disponíveis em nosso site:

Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, já deduzidos os descontos comerciais.

Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação normativa é que o seu valor não seja inferior à 20%.

¹ Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado” e o “Desconto-Padrão”.

² Receita de Mídia: Trata-se do valor referente ao desconto-padrão de agência, ou seja, aquele valor fixado pelos veículos de comunicação, com exclusividade, às agências de publicidade, não inferior a 20% sobre o valor da mídia negociada.