5 de junho de 2020

Apesar da crise, mercado   continua se mexendo   Os problemas já tradicionais da mídia digital, com a hiperconcentração de investimentos no Google e Facebook e das distorções causadas pela compra programática de mídia se evidenciam e estimulam soluções. As perdas estimadas, por enquanto, não são tão desesperadoras para o negócio publicitário global e, apenas um pouco mais graves, no caso brasileiro - que graças ao CENP-Meios tem um preciso controle do pulso do mercado r
19 de maio de 2020

Mercados publicitários   americano e britânico estão   em ebulição   A crise está mexendo profundamente nos principais mercados publicitários do mundo, o americano, de longe o maior, representando perto de 40% do total mundial; e o britânico, o quarto maior, mas ainda o mais ativo e sofisticado. Entre as mudanças, a luta dos meios para vender publicidade, a fusão de diversas agências dos mesmos grupos, poucos fechamentos e até o lançamento de novas agê
6 de maio de 2020

Encare a crise como   uma oportunidade   Nesta semana trazemos notícias que dão conta de como é possível, para muitas marcas, encarar o difícil momento que todos estamos vivendo, como uma oportunidade para reforçar sua imagem e suas conexões com os consumidores.   Não se deve desperdiçar   as op
23 de Abril de 2020

Nas recessões, surgem muitas oportunidades, como destacam estudos da McKinsey e da Gartner Situação "normal" em todas as crises, recessões e até depressões, enquanto os negócios caem e se transformam, muitas marcas aproveitam as oportunidades geradas, seja para manter, seja para fortalecer e ampliar seus shares of mind e market. Como evidenciam exemplos e estudos de grandes consultorias internacionais.  
15 de abril de 2020

O que os consumidores esperam ouvir durante e depois da pandemia global Pesquisas e reflexões alertam que tanto a crise atual como o que acontecerá depois afetará de modo muito relevante o que o mercado é e como ele será. Mas trazem a certeza de que o marketing e a publicidade são e continuarão a ser instrumentos centrais para as marcas navegarem com eficácia agora e depois. Um estudo e um texto acadêmico reforç
9 de Abril de 2020

Os impactos sobre a publicidade são globais, mas a reação depende de cada mercado e empresa As publicações sobre marketing no mundo inteiro estão inundando as agências, veículos e anunciantes com pesquisas e análises sobre o que fazer nesta crise. Fica evidente que os impactos sobre a publicidade são globais, mas a reação adequada depende de cada mercado e empresa. Nesta edição, selecionamos os mais interessantes.
1 de Abril de 2020

Qual a melhor atitude dos anunciantes diante da crise? Pesquisa feita pela Kantar com 25 mil consumidores em 30 países ao redor do mundo constatou que a expectativa em relação às empresas anunciantes que mantiverem seus investimentos é positiva. Outra visão, aferida pela Forrester, indica a necessidade das marcas construírem confiança para compensar a perda de "energia" por parte dos consumidores.  
19 de março de 2020

Marcas importantes se posicionam Ford, Guiness e ANA se posicionam diante da crise. Abordamos também dois outros fatos que estão afetando muito nossa atividade: a redução dos prazos de pagamento e a perda de impacto dos anúncios pelo abandono de algumas de suas técnicas comprovados.   Ford, Guiness e ANA enviam sinais de luta e esperança
4 de Março de 2020

Reconstruir a confiança na publicidade e o retorno à essência do marketing As notas desta semana relembram tanto que é preciso reconstruir a confiança na publicidade como o fato de que a essência do marketing é atender aos clientes e tudo, inclusive a publicidade, deve estar alinhado com este princípio, como fez a Tesco, escapando das armadilhas da busca desenfreada pela rentabilidade e pelo exibicionismo em mostrar brilhantismo na área.
20 de Fevereiro de 2020

A reafirmação de verdades conhecidas A decisão da Kraft Heinz e da Under Armour de incrementar seus investimentos em mídia, o combate à apatia dos consumidores e um novo olhar da FTC e do Ofcom sobre os influenciadores e as mídias sociais reafirmam verdades conhecidas   Kraft Heinz e Under Armour vão incrementar seus investimentos em mídia
13 de fevereiro de 2020

O fim da Brandless comprova o valor da marca A decisão de encerrar as atividades da Brandless, DTC que pretendia vender pela internet sem produtos suportados por marcas fortes, comprova, uma vez mais, o grande valor das marcas   Vender sem marca não deu certo Uma experiência de venda direta ao cons
7 de Fevereiro de 2020

Emoção, lançamento de novos produtos e comerciais longos dominaram o SuperBowl Meio que na contramão do que acontece no mercado, o SuperBowl 54 teve um ar de revival, com muita emoção, diversos lançamentos e comerciais de longa duração   Um jeitão da televisão do passado
29 de Janeiro de 2020

Faça um check-up na saúde de sua marca e não adote critérios diferentes para avaliar as mídias tradicionais e as digitais Os dois temas da semana estão interligados: é preciso fazer uma avaliação regular da força de sua(s) marca(s) e harmonizar os critérios de avaliação das mídias tradicionais e as digitais Cinco passos e seus KPIs para avaliar a sa&uacut
23 de Janeiro de 2020

A força dos comerciais na TV  conectada, a integração da mídia conquistada e a validade dos  formatos tradicionais de DTC Nesta semana destacamos um pioneiro estudo sobre a performance dos comerciais na TV conectada, um formato de mensuração e integração da mídia conquistada e a validade dos processos tradicionais de venda direta ao consumidor A TV conectada aumenta
16 de Janeiro de 2020

Maiores desafios do marketing e as inovações na CES 2020 A consultoria britânica Attest apontou os 19 maiores desafios para o marketing no ano que se inicia. E a Forbes visitou a CES 2020 com a perspectiva do marketing. Os principais desafios para o marketing em 2020 Com base no que pensam 18 de seus princ
8 de Janeiro de 2020

Grandes ideias movem a propaganda Duas matérias apontam a importância das grandes ideias e da criatividade para nosso negócio. E mais um balanço do que mudou na lista das 10 maiores marcas anunciantes dos Estados Unidos nos anos 2010.   As 20 melhores ideias de 2019 A AdAge escreveu um
19 de dezembro de 2019

Previsões de evolução para 2020 Como sempre, a mídia especializada termina e começa o ano com previsões do que acontecerá com o marketing e a publicidade. Veja algumas e um balanço de 2019.   O que pode acontecer em 2020
11 de Dezembro de 2019

Personalização e DTC são tendências, mas há importantes obstáculos pelo caminho As duas tendências, personalização e vendas DTC - Direct to Consumer, estão confirmadas para os próximos anos, mas não são poucos os obstáculos a serem enfrentados.   "Personalização" é a palavra de marketing de 2019
4 de Dezembro de 2019

A renascença das revistas e jornais Duas matérias relatam as oportunidades de revistas e jornais. E a onda de aposta dos influenciadores começa a arrefecer.   O print fica com a maior parcela dos investimentos das marcas de alto luxo Matéria publicada pela Print Power, a
28 de Novembro de 2019

TV continua sendo a principal mídia publicitária Um estudo + ferramenta, um artigo e duas notícias indicam que a TV permanece como a principal mídia em termos publicitários.   O erro das marcas de alto consumo Falando na IGD Supply Chain Summit 2019, em Londres, a chief of digit
14 de Novembro de 2019

Gestão de mídia: todo cuidado é pouco Estudo do GroupM alerta para os cuidados na gestão da mídia. Artigo levanta dúvidas sobre a eficácia da mídia digital. O GroupM avisa: "Tempos perigosos para os anunciantes" Um relatório do GroupM, holding de mídia da WPP e
7 de Novembro de 2019

Corrigindo caminhos Duas experiências e um estudo indicam que há interessantes caminhos para melhorar a gestão da publicidade e da mídia e o relacionamento cliente/agência. Adidas reconhece que investiu demais no digital e na performance Falando no seminário dos Effies Awards em Londres,
24 de Outubro de 2019

Anunciantes e agências lideram grupos de  trabalho para definir mensuração crosmídia Liderados pela WFA e 4As, dois GTs trabalham na definição de critérios para fazer mensuração multimídia. E uma pesquisa indica os hábitos das marcas vencedoras.   Avanços na mensuração multimídia
4 de Outubro de 2019

Quando a publicidade é uma força global Três notícias - de Nova Iorque, sobre um esforço britânico; da Irlanda, onde está a sede da Accenture; e de Beirute; demonstram que a publicidade é, de fato, uma força global.   Presidente da AA convoca mercado americano a se juntar ao esforço pró-propaganda
27 de Setembro de 2019

Alertas e perspectivas Quatro artigos passam alertas e abrem perspectivas para a estruturação da TV em sua alternativa "streaming" e na relação entre as agências e suas equivalentes in-houses Guerra do streaming poderá ser a "mais sangrenta" da história da mídia Mar
17 de Setembro de 2019

O cuidado com as métricas ganha prioridade Diversos planos e ações nos Estados Unidos indicam que o cuidado com a precisão das métricas de mídia está ganhando relevância e prioridade. Qualidade deficiente de dados faz  anunciantes desperdiçarem 21%  por dólar investido em mídia
13 de setembro de 2019

Um triopólio à vista Principais lideranças da publicidade observam o movimento tectônico da Amazon em direção ao Google e Facebook, com potencial de impacto junto ao conjunto dos anunciantes, veículos e ad-techs.   O crescimento da Amazon vai mexer com todos no espectro da publicidade
6 de Setembro de 2019

Sinais de alerta em três frentes Duas análises e uma notícia emitem sinais de alerta em três frentes da nossa atividade: 1) sobre métodos equivocados de gestão do marketing e de contratação de agências; 2) sobre a fadiga precoce dos "digitais influencers"; e 3) o cerco das autoridades públicas dos Estados Unidos aos gigantes da internet. A gestão do marketing sob risco
30 de Agosto de 2019

A eficácia precisa superar a eficiência Três artigos publicados na Marketing Week lembram que em tempos de curtotermismo, de tecnologias de rápidas respostas que permitem aumentar a eficiência e de busca de sofisticação, o perigo é se perder em viéses que comprometem a eficácia.   As virtudes do fundamentalmente básico
22 de Agosto de 2019

Os critérios para definir investimentos publicitários precisam evoluir Dois artigos analíticos abordam o desafio de evoluir os critérios de definição de investimentos e métodos de aferição de seus resultados, tarefas cada vez mais complexas diante de circunstâncias mais competitivas e voláteis, que têm assombrado organizações de todos os tamanhos em todo o mundo   Busca p
13 de agosto de 2019

Perspectivas de realidade Estudos feitos no Reino Unido e nos Estados Unidos demonstram que a TV permanece como o meio de comunicação mais consumido e de maior potencial de uso publicitário. Pesquisa da Dentsu Aegis faz um raio-x do que pensam e como agem 1.000 CMOs ao redor do planeta.   TV permanece como meio mais consumido e de maior força publicitária
7 de Agosto de 2019

Cinema e rádio surpreendem no Reino Unido Notícias indicam movimentos favoráveis a algumas mídias tradicionais - com destaque para o cinema e o rádio - e geram esperança no processo de recuperação delas, que passa por seu ajuste ao mundo digital. Surgem também os primeiros sinais de que o movimento em direção às in-houses não resolve os problemas dos anunciantes e as agências externas continuam sendo fundamentais.
31 de Julho de 2019

Padrões e criatividade fazem a concorrência produtiva Diante do aumento constante das alternativas de mídias e dos instrumentos de marketing nos principais mercados do mundo, bem como o acirramento da competição entre os provedores desses serviços, a forma de fazer essa concorrência ser produtiva e evitar a dispersão ineficiente para os anunciantes é a combinação de padrões e da criatividade. Disputa por ser
26 de Julho de 2019

Indução à miopia A maneira como o marketing e a publicidade têm se organizado representa mais um indutor à miopia do que um estímulo de eficiência e eficácia, segundo diversas análises feitas nos dois principais mercados do mundo.   Poucos benefícios e um grande perigo na troca do CMO para o CGO Se preferir, ouça
19 de julho de 2019

O novo não pode ser um objetivo em si mesmo Três reflexões alertam para o perigo de transformar a busca do novo em um objetivo em si, o que cria a ilusão de um processo evolutivo que, na verdade, pode se revelar destrutivo.   A melhor publicidade deriva da grande criatividade e personalidades marcantes Se preferir, ouça essa not&ia
12 de Julho de 2019

O valor do respeito e da união na publicidade Dois artigos e um pronunciamento ressaltam os benefícios do respeito e da união dos setores da atividade publicitária, bem como de seu próprio papel para empresas e marcas A regra de ouro precisa ser aplicada na publicidade Se preferir, ouça essa notícia em nosso Podcast (duração: 1 minuto e 2
3 de Julho de 2019

  Roteiros para refletir sobre o marketing e a publicidade Três diferentes artigos oferecem bons roteiros genéricos e específicos para ajudar na reflexão de qual deve ser a jornada a ser estruturada para as necessidades e oportunidades de cada empresa e marca.
26 de Junho de 2019

Três caminhos para melhorar a performance dos líderes de marketing Dois estudos e um levantamento jornalístico indicam caminhos para melhorar a performance dos líderes de marketing. Os estudos são do Financial Times com a IPA e da Forrester. E aForbes publicou sua lista dos 50 CMOs mais influentes.   Estudo feito no Reino Unido traz boas e más notícias para o branding
19 de junho de 2019

De volta ao básico Uma vez mais as fórmulas básicas que alicerçam a publicidade são resgatadas, quando as novas experiências não se revelam tão produtivas quanto haviam prometido. A decisão da Procter & Gamble de valorizar o atingimento do mercado e a criatividade, e a do Facebook, que decidiu entregar contas a cinco agências de primeira linha, vão nessa linha de confiar no que já se provou que funciona.
13 de junho de 2019

É necessário harmonizar o conceito de valor Artigo propõe a harmonização do conceito de valor no percurso das tarefas de marketing e publicidade. CEO da WPP estimula CMOs a cuidarem mais do conjunto do marketing. Duração média do tempo de gestão dos CMOs cai novamente. O desgaste do conceito de valor prejudica a todos
5 de Junho de 2019

As virtudes do passado ajudam a construir o futuro Duas experientes e bem posicionadas vozes, de dirigentes de anunciante e agência, alertaram, recentemente, que um futuro melhor e mais produtivo será construído se forem resgatadas algumas virtudes do passado que continuam válidas hoje e continuarão sendo relevantes amanhã, como foram ontem.   As agências precisam reverter os danos do decoupling
29 de maio de 2019

Publicidade em busca do resgate da confiança A ANA realizou seu primeiro fórum dedicado ao resgate da confiança no ecossistema da publicidade americana e publicou uma lista de prioridades dos CMOs em 2020. Em paralelo, no Reino Unido, uma empresa cresce oferecendo planos de bem estar para os cada vez mais estressados executivos de marketing e publicidade. Resgatar a confiança é dever de todos
21 de maio de 2019

Para fazer pensar Dois artigos de pessoas profundamente envolvidas com a criação e desenvolvimento do mundo da internet levam a pensar da relação da publicidade com o digital e vice-versa, bem como na complexa possibilidade de controlar um dos mega players desse universo em expansão, o Facebook.   "A publicidade continua sendo o futuro do digital"
15 de maio de 2019

As mudanças não são tão rápidas como se fala Antecipando seu próximo livro, Jonathan Wichmann escreveu dois artigos no site do World Economic Forum sobre o fato de que as mudanças não são tão rápidas como se imagina e se fala e que as bases do passado permanecem como um sólido fundamento para se fazer as modificações produtivamente adequadas e se construir um futuro melhor. Os períodos
07 de maio de 2019

As virtudes do que é essencial Um discurso e dois artigos relembram as virtudes do que é essencial, conceito especialmente importante nestes tempos de intensas mudanças, de busca desenfreada pelo novo e, não menos importante, de excesso de trabalho, nem sempre produtivo, e de pressão por redução de custos, nem sempre eficaz. Criativos não podem perder a carga de suas baterias
02 de Maio de 2019

Sinais de crise na criação publicitária Ao se afastarem da fórmula que fez seu sucesso por mais de um século, agências estariam comprometendo seu core business e poderiam estar ampliando mais as ameaças do que construindo soluções para as dificuldades que enfrentam? É o que está no instigante artigo de um veterano publicitário inglês, David Mayo, que aponta essa incongruência. As ag&ec
23 de Abril de 2019

Movimentos tectônicos Dois movimentos tectônicos têm se desenvolvido dos últimos tempos e estão se aproximando de seus momentos decisivos. O primeiro é entre as grandes organizações digitais, como Google, Facebook e Amazon. O outro é das holdings de agências e das consultorias globais, que disputam as verbas dos anunciantes multinacionais. Algumas matérias de fôlego, indicadas nesta edição, substanciam esta análise.
17 de Abril de 2019

Mais desafios para a mídia digital Quatro diferentes fatos recentes combinam-se para fazer um alerta a todo o setor publicitário global: a mídia digital tem pela frente o desafio de adotar os padrões de responsabilidade social e moral das mídias tradicionais, de modo a recuperar sua credibilidade junto à população em geral, os consumidores e as empresas anunciantes.   Novo alerta da P&G para a mídia
9 de Abril de 2019

É a Droga 5 que está olhando para o futuro ou a Accenture que deseja aprender com o passado-presente?   O surpreendente acordo de aquisição da icônica Droga 5 pela Accenture Interactive deve ser um divisor de águas no modelo de concentração de capital da publicidade nas últimas três décadas e pode ser interpretado tanto como o desejo da agência em estar melhor estruturada para o futuro como da firma de consultoria em beber águas seculares para solidificar sua expansão no setor da comunicação de marketing.
2 de Abril de 2019

Palavras-conceito desgastadas induzem ao erro e à ineficiência Três inspiradores artigos abordam termos e conceitos que têm sido muito mal empregados pelas áreas e profissionais de marketing e publicidade, produzindo muito mais confusão e ineficiência do que eficácia e resultados: estratégia, martech (tecnologia de marketing) e conteúdo. O que é estratégia?
26 de Março de 2019

  Tempo de autocrítica Três artigos com relevantes autocríticas de qualificados players dos setores de agências e digital indicam as dificuldades que a falta de padrões éticos e de melhor prática nos mercados centrais estão causando para o conjunto da atividade e suas partes. "37 erros que fizemos nos últimos três anos"
19 de Março de 2019

O futuro do marketing e da publicidade Um mix entre as práticas que funcionaram melhor em décadas de experiência e as recentes conquistas da tecnologia constitui a receita básica para o futuro promissor do marketing e da publicidade, defendida em um artigo de origem norte-americana e outro com a visão britânica. O futuro da publicidade está nas mãos dos ad-blockers
13 de março de 2019

A reinvenção da roda A imprensa especializada registra que movimentos recentes nos EUA e Reino Unido, os dois mercados publicitários mais sofisticados do mundo, indicam que se registra um processo de "reinvenção da roda" no caso das agências, que terminará por reforçar o modelo histórico de combinação da criação e da mídia em uma única operação, que se ocupará de forma contínua do atendimento de uma conta, descartando o processo pouco produtivo do trabalho por job, e que deverá revalorizar a publicidad
8 de Março de 2019

Miopia na publicidade Parafraseando Ted Levitt e seu conceito de miopia em marketing, as notas desta semana indicam que anunciantes e o setor publicitário dos principais mercados do mundo têm enfrentado doses crescentes de miopia em relação às funções e práticas da publicidade, tais como opção pelas agências in-house, os investimentos na área e a evolução tecnológica das fraudes na mídia digital.
27 de Fevereiro de 2019

Em defesa do marketing e da integração e ampliação de sua atuação   Três artigos publicados no The Drum e no Marketing Week abordam sobre diferentes ângulos, complementares, tanto a necessidade de que o marketing esteja mais integrado e amplie sua atuação nas empresas como os primeiros sinais de movimentação nessa direção.  
19 de fevereiro de 2019

Os perigos em colocar o preço acima do valor Dois artigos da Digiday ressaltam os perigos em se colocar o preço acima da qualidade e da eficiência da publicidade e que já está prejudicando profissionais, agências e, claro, os próprios clientes. Insuspeitos, os autores, dois jovens jornalistas de Londres e de Nova Iorque, revelam que os sinais de preocupação estão se disseminando junto às novas gerações.
12 de Fevereiro de 2019

Queda da credibilidade alerta a publicidade britânica Mas a reflexão é válida para nós, que estamos no caminho da melhoria e do aumento da relevância da publicidade e não vivemos uma redução de credibilidade tão aguda, como a que vem ocorrendo no Reino Unido, país que faz a melhor propaganda do mundo e onde ela é muito importante há longos anos   Reino Unido va
6 de Fevereiro de 2019

  Atender melhor ao consumidor é a essência do marketing e da publicidade   Notícias de três diferentes fontes ressaltam que essa verdade continua válida hoje como sempre e gera os maiores resultados para as marcas
30 de janeiro de 2019

Nos Estados Unidos, receita publicitária de 2018 e valor de comercial no Super Bowl batem recordes Dois números que acabaram de ser divulgados mostram o vigor da publicidade norte-americanae de seu espaço comercial mais valioso Valor médio de um comercial no Super Bowl atinge US$ 5,235 milhões Se preferir, ouça essa notícia
22 de Janeiro de 2019

Mercado publicitário tem que valorizar sua função de cadeia de valor Um excelente artigo do McKinsey Global Institute aponta a tendência de maximização da função das cadeias de valor e inspira caminhos para o mercado publicitário nacional, regional e global. O futuro do trade e das cadeias de valor  Se
15 de Janeiro de 2019

Agências oferecem um conjunto único de valores Em seu relatório anual, a 4A´s destaca que as agências permanecem sendo parceiras excepcionais para as marcas enfrentarem os desafios do presente e do futuro, por oferecerem um conjunto único de valores. Desvios do bom caminho não são recomendáveis  Se preferir, ouça essa notícia em nos
8 de Janeiro de 2019

WFA aponta três movimentos para 2019 Das cinco tendências na área de marketing apontadas pela Federação Mundial de Anunciantes para este ano, três tem relação direta com o nosso modelo: o r
20 de dezembro de 2018

A moeda da eficácia em marketing Série de artigos e vídeos da Marketing Week debate um tema essencial para o futuro do marketing e da publicidade: qual é a melhor moeda para mensurar a eficácia nessas áreas? Eficiência versus eficácia: por que o marketing e a publicidade precisam ir além do ROI Se preferir, ouça essa notícia
11 de dezembro de 2018

CENP abre novo canal de comunicação com o mercado O projeto Conteúdos CENP tem início com esta newsletter: nesta edição, falamos sobre o desmantelamento de duas quadrilhas de fraudadores na internet e sobre as bases de uma nova abordagem, a DI – Digital Intelligence Mais um canal de comunicação do CENP  Se preferir, ouça e