Na linha do que fez na segunda guerra mundial, quando a histórica campanha "Há um Ford em seu futuro" manteve os espaços publicitários sob contrato, a Ford está trocando seus comerciais de produto, nacionais, por mensagens que lembram a tradição da empresa em participar dos momentos difíceis dos Estados Unidos, como a produção de veículos militares durante a grande guerra e a extensão de pagamento quando o furacão Katrina se abateu sobre o Sul dos EUA, bem como a mesma providência adotada agora, com o Covid-19.
Desta vez, as mensagens da W+K NY trocaram a assinatura "Built Ford Proud" por "Built to Lend a Hand” and “Built for Right Now” e a empresa lembra seu mais de um século de dedicação ao mercado.
Outro cliente tradicional, a Guiness, que patrocina há 260 anos a parada de St. Patrick´s Day em Nova Iorque e Chicago, está veiculando um comercial informando que o evento não será realizado em 2020, mas "todos vamos marchar novamente".
E a ANA, a entidade dos anunciantes americanos, uma das mais ativas em todo o setor, mandou um email a todo seu mailing, assinado por seu presidente, lembrando que apesar do cancelamento/adiamento dos próximos eventos e interrupção das reuniões presenciais, a entidade continua trabalhando online em benefício da atividade.
Clique aqui para ler o artigo na AdAge - 7 minutos
Clique aqui para ler o artigo na AdAge - 5 minutos
Clique aqui e veja o e-mail da ANA
A extensão dos prazos de pagamento das agências está asfixiando as pequenas e medias, segundo matéria da Ad Week, que não têm capital para enfrentar essa mudança de prática imposta pelos anunciantes e isso acaba prejudicando sua qualidade, velocidade ou preço.
Consciente do problema, a ANA publicou os resultados de uma pesquisa feita no início de 2020 sobre os métodos e prazos de pagamento de suas associadas em 2019. A conclusão demonstra que a tendência é crescente, comparada com a pesquisa de 2013, mas ainda não dominante, com 37% informando que estendeu o prazo, mas 18% chegou a reduzi-los em alguns casos, com a maioria mantendo os padrões históricos, mas com 30% pensando em fazer mudanças - principalmente por pressão de finanças e procurement.
No texto a ANA deixa claro que a entidade não recomenda a adoção de nenhum tipo de condição específica.
Clique aqui para ler o artigo - 8 minutos
Clique aqui e veja o relatório de 25 páginas da ANA
A partir de um abrangente estudo da IPSOS sobre a efetividade dos brand assets para a publicidade, batizado de "The power of you: why distinctive brand assets are a driving force of creative effectiveness", dois dos principais comentaristas do setor, Mark Ritson e Bob Hoffman, escreveram análises sobre o documento.
O estudo da Ipsos foi publicado agora em fevereiro e analisa os resultados das práticas de 2.015 marcas no mercado norte-americano.
Ritson usou um caso prático, a mudança de personagem da seguradora britânica Direct Line, feita com extremo cuidado, para demonstrar que apesar do sucesso de algumas sacadas em marketing - no caso o personagem Fixer, interpretado por Harvey Keitel, há momentos em que é necessário alterá-los, para manter a vitalidade da marca.
Hoffman dedicou um texto em sua newsletter para analisar o estudo, que indica que "84% dos comerciais não são lembrados ou não relacionados com seu anunciante".
No final ele lembra dois pontos muito relevantes. O primeiro, que altos níveis de lembrança não garantem a efetividade da campanha, e o segundo, que o elemento mais importante de um comercial (tema não coberto pelo estudo) é a narrativa desenvolvida pela mensagem.
Clique aqui e veja o relatório de 16 páginas da Ipsos
Clique aqui para ler a análise de Mark Ritson na Marketing Week - 15 minutos
Clique aqui e veja o newsletter de Bob Hoffman - 5 minutos
Av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II – 6° Andar – Sala 601 Conjunto Nacional – CEP 01311-940
Telefone (11) 4858-8043
© 2021 – CENP – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Control+f5
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 12 months | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |
Caio Barsotti é graduado em história e geografia e pós-graduado em marketing pela ESPM. Atuou em agências como Salles, Almap e DPZ, e em veículos como Lance!, Rádio Scala FM, TV Sorocaba (afiliada SBT) e Yahoo!.
Entre 2003 e 2006, na Presidência da República, exerceu o cargo de Secretário de Comunicação Integrada da SECOM-Secretaria de Comunicação Social, desenvolvendo as atividades de coordenação e supervisão da publicidade dos órgãos federais. Durante este período foi membro da diretoria da ABA-Associação Brasileira de Anunciantes como Vice-Presidente.
Em 2006 assumiu a diretoria comercial das 8 emissoras da Rede Paranaense de Comunicação-RPC (Afiliadas Globo), de onde se desligou para integrar o CENP-Conselho Executivo das Normas-Padrão, entidade que promove e zela pelas melhores práticas comerciais no mercado publicitário, garantindo a existência e a competitividade dos seus agentes (anunciantes, agências e veículos), independentemente do seu porte e recursos.
Atualmente é Presidente do CENP, auxiliando anunciantes, agências e veículos a realizarem negócios em ambiente seguro, transparente, célere e compliance às Normas-Padrão da Atividade Publicitária.
[vc_row][vc_column][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]
[vc_row][vc_column][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]
[vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”5px”][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]
[vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”5px”][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]