Entidades Fundadoras:
  • logo ABA
  • logo ABAP
  • logo ABERT
  • logo ABTA
  • logo ANER
  • logo ANJ
  • imagem Central de Outdoor
  • logo FENAPRO
Entidades Associadas:
  • logo Associação Brasileira de Marketing & Negócios
  • logo Abooh
  • logo Fenapex
Entidades Profissionais Aderentes:
  • logo Associação Baiana do Mercado Publicitário
  • logo Associação Brasileira de Propaganda
  • logo Associação dos Profissionais de Propaganda
  • logo Associação Riograndense de Propaganda
  • logo Grupo de Atendimento SP
  • logo Grupo de Mídia São Paulo
  • logo Grupo de Mídia Rio de Janeiro
  • logo Grupo de Planejamento
Entidades Conveniadas:
  • logo Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa
Sobre o CENP >> FAQ – Atualizações Normativas

# FAQ – Atualizações Normativas

O valor a ser considerado será o licitado, o autorizado, ou o pago? Além disso, considera-se a verba de investimento em mídia apenas em veículos aderentes?


De acordo com o adendo, considera-se a verba de investimento em mídia do cliente-anunciante aquela investida apenas em veículos aderentes às Normas-Padrão, ou seja, aqueles veículos que efetivamente fixam o desconto-padrão de agência em no mínimo 20%. Os eventuais casos de Veículos não-aderentes ao ambiente autorregulado, supõe-se, devem ser ajustados diretamente entre o anunciante e a agência os valores referentes aos serviços de intermediação de mídia que, registre-se, por lei devem de todo modo ser fixados pelos veículos. O anunciante, portanto, em alguns casos poderá incorrer em custos adicionais, além da legislação eventualmente não estar sendo respeitada.