Política de Privacidade

Conselho Executivo das Normas-Padrão - Cenp

Política de Privacidade de Dados

Janeiro 2022

A presente Política de Privacidade (“Política”) é disponibilizada pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão – Cenp (“Cenp”) para informar e esclarecer as práticas relacionadas a coleta, utilização e formas de tratamento de dados de seus clientes e parceiros de negócio (“você”, “Titular(es)” ou “Titular(es) dos Dados”).

1. Considerações iniciais

A Lei 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”), além de outras normas e leis, estabelece direitos aos Titulares em relação ao uso de seus dados pelas organizações (“Legislações Aplicáveis”). De acordo com as Legislações Aplicáveis, o tratamento de dados pessoais deve ser norteado por uma série de princípios, em especial o da transparência.

 

O Cenp está comprometido não apenas com a formalidade da lei, mas com o seu espírito, motivo pelo qual atribui grande importância ao uso correto, legal e adequado dos dados pessoais, respeitando os direitos, privacidade e a confiança dos Titulares dos Dados.

 

Em cumprimento às Legislações Aplicáveis e às melhores práticas sobre privacidade, o Cenp disponibiliza a presente Política para que você tenha conhecimento sobre as formas e finalidades pelas quais os seus dados pessoais são tratados.

2. Dados coletados e tratados

O Cenp compreende a importância do uso responsável dos dados pessoais e trata referidos dados com estrita observância às finalidades a que se destinam, coletando os dados pessoais minimamente necessários à execução de suas atividades.

 

Abaixo listamos os tipos de dados pessoais, as finalidades dos tratamentos e as respectivas categorias de Titulares de Dados:

  • Talentos

Podemos coletar dados gerais de currículo, os quais são enviados espontaneamente pelo Titular que tem interesse em se candidatar a uma vaga. Referidos dados são utilizados para a identificação e seleção dos candidatos cujo perfil se enquadre nas oportunidades anunciadas. Os dados pessoais compartilhados com o Cenp serão armazenados em segurança e eliminados de tempos em tempos, conforme a Política de Retenção da empresa.

  • Visitantes do Website

Através do nosso website podemos coletar dados dos visitantes que espontaneamente preencham o formulário “Fale Conosco” com a finalidade de se comunicar com o Cenp. Nesse processo de tratamento são coletados dados de identificação, como “nome”, “e-mail”, “telefone” e “empresa” para que o Cenp possa responder a solicitação do Titular.

Também através do website podem ser coletados dados dos visitantes que espontaneamente preencham o formulário “Cadastre-se: faça parte do nosso mailing e receba notícias sobre Cenp e o mercado publicitário”. Nesse processo de tratamento são coletados dados de identificação como “nome”, “e-mail”, “cargo” e “empresa”, que são utilizados para mailing e outras comunicações de interesse do Titular.

 

Ainda através do website podem ser coletados dados dos visitantes que espontaneamente preencham os formulários de associação e credenciamento ao Cenp, com a finalidade de contribuírem com a análise para a qualificação dos parceiros credenciados ou de obter o Certificado de Qualificação Técnica. Nesses processos de tratamento são coletados o “nome”, “e-mail”, “cargo” e “empresa” do Titular, para validação da solicitação.

 

Ao navegar em nossos websites, o Titular poderá ter acesso a websites e plataformas de terceiros através de links específicos que podem coletar/tratar dados pessoais, sobre os quais não temos nenhuma ingerência. Por isso, recomendamos a leitura das políticas de privacidade próprias de cada terceiro relacionado.

  • Associados, Fornecedores e Parceiros

Mantemos cadastros de nossos associados, fornecedores e parceiros estritamente para realizar contatos e executar rotinas financeiras, administrativas e operacionais.

Para a execução de nossas atividades rotineiras, como a realização do cadastro em nossos sistemas, emissão de certificados, cumprimento de obrigação legal e segurança da organização, por meio de mecanismos de controle de acesso e filmagens de câmera de segurança, por exemplo, podemos coletar os seguintes dados pessoais:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Endereço comercial;
  • Empresa;
  • Cargo;
  • Formação;
  • Filmagem.

3. Uso de Cookies

Quando uma pessoa visita nosso website, são inseridos identificadores (“cookies”) no navegador ou dispositivo desse usuário, que nos informam sobre a sua interação com as páginas e recursos do nosso website.

 

Os cookies podem ser essenciais, analíticos, de funcionalidade, de terceiros, de publicidade, permanentes ou de sessão, e podem servir para diversas finalidades, como permitir navegar entre páginas de forma eficiente, armazenar preferências, aprimorar a experiência do usuário, segmentar o envio de publicidade, gerar dados estatísticos, dentre outras funcionalidades.

 

Certos cookies permitem que o website identifique a presença do usuário apenas durante sua visita; outros permitem que o website “se lembre” do usuário quando ele entra novamente no website, identificando seu idioma preferido, a recorrência de suas sessões, além de outras variáveis relevantes para enriquecer a experiência do usuário. Alguns cookies podem armazenar dados pessoais que tenham sido informados pelo usuário através de formulários, tais como nome, e-mail e número de telefone, como também seu navegador, endereço IP e dados de localização.

 

Em nosso website utilizamos os seguintes cookies para as seguintes finalidades:

CookieValidadeFinalidade
gaCookie persistente: expira em 2 anos.Este cookie tem a função de registrar um ID que é utilizado para gerar dados estatísticos quando o usuário visita nosso website.
gatCookie persistente: expira em 1 diaCookie vinculado ao uso do Google Analytics para registro de navegação.
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Você pode ajustar seu navegador para recusar todos ou alguns cookies, ou para alertá-lo quando websites configuram ou acessam cookies. Consulte a seção ajuda do seu navegador para obter orientação sobre como fazê-lo. Se você utiliza diversos dispositivos para acessar websites, como computador, smartphone ou tablet, certifique-se de que o navegador de cada dispositivo esteja configurado para atender às suas preferências de cookies. Se você desabilitar ou recusar cookies, observe que algumas partes do website poderão se tornar inacessíveis ou não funcionarem adequadamente.

4. Compartilhamento com terceiros

Na execução de nossas atividades legítimas, podemos compartilhar dados pessoais com terceiros/parceiros com a finalidade de armazenamento dos dados.

 

O Cenp possui um sólido programa de governança em privacidade de dados e, sob nenhuma hipótese, comercializa dados pessoais ou os compartilha com terceiros sem um propósito legítimo ou em desconformidade com as Legislações Aplicáveis e que estejam em consonância com seu papel frente à autorregulação ético-comercial do mercado publicitário, norteado pelas Normas-Padrão da Atividade Publicitárias e outras normatizações complementares, todas estas disponíveis em seu website.

5. Tempo de retenção dos dados

A não ser conforme especificamente indicado nesta Política, de modo geral, os dados pessoais tratados pelo Cenp permanecem armazenados pelo tempo de duração do relacionamento do Titular com a nossa organização, ou pelo tempo necessário aos propósitos legítimos do Cenp na qualidade de controlador dos dados. Dados pessoais que sejam relevantes para obrigações legais e contábeis são retidos pelo tempo necessário, de acordo com as Legislações Aplicáveis.

6. Segurança da informação

O Cenp armazena os dados pessoais em servidores próprios e de terceiros, tendo pleno compromisso com a segurança e envidando o esforço necessário na busca da preservação da integridade e privacidade dos dados pessoais.

 

Procuramos adotar medidas técnicas e administrativas modernas, aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, divulgação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

7. Exercício de direitos em relação aos dados pessoais

Você tem o direito de solicitar, a qualquer momento e mediante requisição:

  • a)
    A confirmação da existência de tratamento de seus dados pessoais;
  • b)
    O acesso aos dados;
  • c)
    A correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • d)
    A anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
  • e)
    A portabilidade dos dados tratados pelo Cenp a outro fornecedor de serviço ou produto, observados os segredos comercial e industrial;
  • f)
    A eliminação dos dados tratados com base no consentimento, requerimento o qual o Cenp poderá se abster de cumprir caso se enquadre em uma das 4 (quatro) exceções previstas no artigo 16 da LGPD;
  • g)
    A revogação do consentimento;
  • h)
    Informações acerca das entidades públicas e privadas com as quais o Cenp realizou o uso compartilhado dos dados;
  • i)
    A revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados e que afetem os seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua personalidade.

8. Exercício de direitos em relação aos dados pessoais

Qualquer comunicação que você deseje endereçar ao Cenp a respeito do tratamento de seus dados pessoais, solicitamos que entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados, por e-mail privacidade@cenp.com.br.

 

Ao realizar contato conosco, visando a própria segurança, sigilo e inviolabilidade dos dados, poderemos solicitar que você nos forneça informações adicionais ou realize procedimentos capazes de confirmar sua identidade.

9. Revisão da Política de Privacidade

Os termos da presente Política poderão ser atualizados ou adaptados de tempos em tempos para que reflitam as nossas atividades, bem como para que estejam sempre em conformidade com as Legislações Aplicáveis e com as melhores práticas de privacidade e proteção de dados pessoais.

 

 

*Documento publicado em set/21, revisado em dez/21 e jan/22