O ano de 2024 ficará marcado por avanços significativos para o Cenp e sua proposta de resgatar e sedimentar seu papel como um agente de conciliação do mercado. Desde a reeleição e continuidade de Luiz Lara, passando pelos investimentos em formação com o Cenp Educa, até as novas edições do CenpHub e o Pacto Cenp, todos os movimentos orquestrados ao longo de 2024 foram estrategicamente elaborados para promover a sustentabilidade da indústria publicitária.
Confira os 5 principais movimentos do ano do Cenp:
Reeleição de Luiz Lara
O início de 2024 foi marcado pela reeleição unânime de Luiz Lara para a presidência do Cenp, mantendo sua liderança para outros dois anos ao lado do vice-presidente, Dudu Godoy, e da diretora executiva, Regina Augusto. Sob sua liderança, o Cenp ampliou sua agenda institucional e estreitou laços com o mercado, promovendo eventos, roadshows e conteúdos relevantes para o setor, como o Pacto Cenp, um guia de boas práticas para a indústria. Com uma trajetória destacada na comunicação, Lara segue conduzindo o Fórum rumo à consolidação de práticas sustentáveis e ao fortalecimento do mercado publicitário em um ambiente multiplataforma e hiperconectado.
CenpHub Brasília e Porto Alegre
Realizamos duas edições do CenpHub neste ano, em Brasília e Porto Alegre, consolidando a relevância do encontro, que tem como objetivo conectar lideranças do mercado publicitário para debater temas cruciais para o futuro da comunicação.
Em Brasília, promovemos discussões sobre o impacto da inteligência artificial e a autorregulação, destacando a importância da colaboração entre os agentes do ecossistema. Já em Porto Alegre, o encontro trouxe reflexões enriquecedoras ao conectar a comunicação e novas perspectivas com a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes.
As edições de 2024 reforçaram a força dos agentes regionais ao abordar temas transversais e universais para o ecossistema publicitário. Juntas, reuniram cerca de 600 lideranças comprometidas com a sustentabilidade e a longevidade do mercado.
Termômetro dos investimentos
O Cenp-Meios segue como um dos principais termômetros do mercado ao aferir – de forma idônea – os investimentos em mídia das agências que compõe o Cenp. Mesmo diante dos desafios inerentes ao mercado e ao ambiente de negócio, a indústria não deu passos atrás e manteve um crescimento consistente ao longo dos primeiros meses do ano. O ano começou sob o impacto de um crescimento de 10,4%, em 2023.
O aporte ao longo do ano foi de R$23,4 bilhões, em comparação aos R$21,2 bilhões do mesmo período de 2022. O primeiro trimestre deu um salto significativo de 23% e somou R$4,5 bilhões, embalado por eventos como as Olimpíadas de Paris, evento que movimentou o mercado publicitário. O semestre fechou com alta de 16% e R$ 10,6 bilhões em investimentos em mídia relatados ao painel Cenp-Meios. Esse avanço reflete a maturidade e a relevância do setor publicitário brasileiro. Os resultados de 2024 superam, até o momento, significativamente os 10% de crescimento registrados em 2023, mostrando que a publicidade continua a ser um termômetro da retomada econômica e um motor para diferentes indústrias.
Ainda como o epicentro de iniciativas em prol do mercado, numa iniciativa inédita, o Cenp se uniu com a Kantar IBOPE Media para a produção de uma projeção sobre os investimentos em mídia do mercado publicitário brasileiro feitos via agências de publicidade. A nova leitura apontou um volume de R$ 57,5 bilhões movimentados por essa indústria ao longo de 2023. O painel “Projeção de Investimentos via agências de publicidade” usou como balizador o ponto forte de cada base de comparação na análise dos investimentos: o rigor técnico e a profundidade do Cenp-Meios com a abrangência e capilaridade nacional da base de Investimento Publicitário da Kantar IBOPE Media.
Cenp Educa: formação e desenvolvimento
O desenvolvimento do mercado, uma diretriz do Cenp, motivou o lançamento do Cenp Educa, uma plataforma de educação online voltada para a capacitação profissional e troca de experiências qualificadas entre os profissionais do mercado publicitário brasileiro. Os cursos, realizados remotamente com aulas ao vivo e interativas, foram ministrados por especialistas renomados do mercado. Cada curso contou com 8 módulos, totalizando 20 horas de conteúdo e com 83 alunos no total. A primeira edição trouxe dois temas principais: “Novos Limites da Comunicação”, com foco no impacto da inteligência artificial, novas dinâmicas de produção e consumo de conteúdo, e estratégias de mídia em tempos de hiper fragmentação; e “Gestão de Negócios em Tempos Incertos”, que abordou reflexões sobre inovação disruptiva, transformação empresarial e o papel da criatividade na geração de negócios.
Pacto Cenp: sustentabilidade da indústria
Ao longo de 18 meses de trabalho e intensas discussões, o Cenp desenvolveu o Pacto Cenp, um guia das boas práticas voltado ao equilíbrio e à sustentabilidade do setor publicitário. O documento foi elaborado em conjunto com representantes de agências, veículos, anunciantes e elos digitais, destacando quatro temas críticos: concorrências, transparência, sustentabilidade financeira e planos de incentivo. O objetivo foi propor diretrizes que promovam harmonia nas relações comerciais, indo além de aspectos transacionais e privilegiando a geração de valor no ecossistema.
O lançamento reafirmou o compromisso do Cenp em fomentar um mercado ético e transparente, alinhado às transformações da indústria e às demandas dos diversos stakeholders. O Pacto Cenp é um convite ao diálogo contínuo e à construção de relações mais sustentáveis, com base em práticas que fortaleçam parcerias de longo prazo e objetivos comuns para garantir a prosperidade do setor.