Em números absolutos, os três primeiros meses do ano somaram R$ 4,5 bilhões
Os investimentos em mídia no primeiro trimestre de 2024 tiveram um aumento de 23,1% em relação ao mesmo período de 2023, revelou o Cenp-Meios, divulgado nesta terça-feira (4). Em números absolutos, este primeiro trimestre somou R$ 4,5 bilhões, em comparação com os R$ 3,7 bilhões do ano passado – a leitura atual foi feita com 317 agências versus 299 reportadas em 2023.
Entre as mídias que mais receberam investimentos estão o out of home, com 2,85% de share, seguida pela internet, com 2,39%; TV aberta teve queda de 3,89%.
De acordo com a entidade, os dados relevam um recorde na retomada da indústria publicitária no pós-pandemia. Para efeito de comparação, os indicadores do Cenp-Meios mostram o fôlego renovado do mercado publicitário: no primeiro trimestre o PIB do Brasil cresceu 0,8%, comparado com o último trimestre de 2023, divulgados pelo IBGE, nesta terça (4).
Nos últimos 12 meses, até março, a economia brasileira avançou 2,5%, ante o mesmo período do ano passado.
“Crescimento de pouco mais de 23% reitera a importância dessa indústria para a economia e como ela é um alicerce para todas as outras indústrias. É um mercado que não dá passos para trás quanto aos desafios diários impostos pela economia e eventos imponderáveis, que fogem ao nosso controle, como a persistente Guerra no Oriente Médio ou a devastação na região sul”, diz Luiz Lara, presidente do conselho do Cenp.
Todas as informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI – Comitê Técnico de Métricas e Indicadores - que reúne especialistas e dirigentes representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais.
Em 2023Os investimentos em mídia, realizados ao longo de 2023, registram um crescimento de 10,4%, como apontou o Cenp-Meios, divulgado em março. No total, o aporte foi de R$ 23,4 bilhões, em comparação aos R$ 21,2 bilhões do mesmo período em 2022.