top of page

Cenp-Meios:Mercado cresce 10,4% em 2023 e investimentos somam R$23 bi

São Paulo, março de 2024 - Os investimentos em mídia, realizados ao longo de 2023, registram um crescimento de 10,4%, segundo levantamento feito pelo Cenp-Meios. No total, o aporte foi de R$23,4 bilhões, em comparação aos R$21,2 bilhões do mesmo período no ano anterior. A leitura anual foi realizada com 336 agências, frente a 326 participantes em 2022.  


Em retrospecto, 2023 foi um ano de retomada efetiva dos investimentos após a instabilidade causada pela pandemia. Prova disso é que, em 2022, mesmo diante de aditivos como Copa do Mundo e Eleições, que geraram uma movimentação atípica no mercado publicitário, o crescimento total ficou na casa dos 7,6% no ano, três pontos percentuais a menos do que o recorte atual. 


Ao longo dos 12 meses, a aplicação dos recursos se manteve estável na casa dos 10%, reiterando a resiliência e retomada do setor. A análise mostra ainda a importância das atividades do setor no cenário macroeconômico: o crescimento do PIB fechou com 2,9% e a inflação oficial do período pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 4,62%. Ou seja, houve crescimento real dos investimentos publicitários em mídia. 


“Os indicadores apontados pelo Cenp-Meios sinalizam a evolução consistente de uma indústria que dá fortes indícios de resiliência. Estamos diante de um momento econômico favorável, com uma importante fase da reforma tributária concluída, que promete desburocratizar processos. Isso é positivo para o mercado. Aponta para um ambiente de maior estabilidade, fator estratégico para a projeção dos investimentos ao longo de 2024”, diz Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp. 


Todas as informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI – Comitê Técnico de Métricas e Indicadores - que reúne especialistas e representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais. Os dados fornecidos pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.

 Confira o painel completo do Cenp-Meios 2023 no site: https://www.cenp.com.br/cenp-meios 

 

Sobre o Cenp

 

Criado em 1998, o Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário - tem como propósito zelar pelas relações ético-comerciais do mercado publicitário. Para isso, reúne as principais entidades que compõem o ecossistema da publicidade com representantes de anunciantes, agências de publicidade, elos digitais e veículos de comunicação. É parte de sua concepção ser um emulador de boas práticas e um centro de discussões, funcionando como um indutor e catalizador de ideias, dados e conceitos que valorizem a atividade e promovam o desenvolvimento do setor.

Recent Posts

See All
bottom of page