São Paulo, maio de 2023 - Aconteceu nesta última quarta-feira (11), a primeira reunião de trabalho do Novo Conselho Superior do Cenp, com os 32 representantes das principais frentes que compõe o Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário. Foi o ponto de partida de um trabalho centrado no desenvolvimento do mercado sob a ótica das agências, dos elos digitais, dos veículos e, também, dos anunciantes.
A primeira discussão deste grupo ficou centrada em quatro frentes, que estão em pauta no setor: as “relações sustentáveis entre os agentes do ecossistema”, as “boas práticas em planos de incentivo”, a “qualificação de agências” e as “melhores práticas em markerting de influência”. Como reflexo, o Cenp já programa a criação de Grupos de Trabalho sobre cada tema com recomendações que deem um norte para o mercado publicitário. “Esta reunião personifica esse Novo Cenp, conseguimos – na prática – ver o equilíbrio de forças dentro da entidade, um reflexo da governança revitalizada. Agora partimos na busca de soluções e direcionamentos para esses 4 temas centrais”, sinaliza Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.
Participam do Conselho Superior, os representantes das agências de publicidade: Marcia Esteves (LewLara/TBWA), Marcio Santoro (Africa), Edu Simon (Galeria), Mario D'Andrea (D'OM), Daniel Queiroz (Grupo Duca), Dudu Godoy (Cenp/Sinapro), Ricardo Menezes (Artplan) e Ana Celina (Acesso Comunicação). Entre os anunciantes estavam Adriana Cardinali (Mercado Livre), Amira Ayoub (LATAM Airlines), Paula Marsilli (Natura & Co), Ana Carolina Castro (Banco do Brasil), Fabio Toreta (Sabesp), Lucia Bittar (Samsung), Renata Garrido (conselheira consultora ABA) e Sandra Martinelli (ABA).
Dos elos digitais participaram Cris Camargo (IAB Brasil), Pedro Ramos (B/Luz Advogados), Cassio Brandão (Google), Murilo Laranjeira (Meta), Paulo Samia (UOL), Fernando Gallo (TikTok), Diego Gualda (Twitter), e Ana Moises (LinkedIn). Para dar voz aos veículos estão: Flavio Lara Resende (Band), Rafael Soriano (Aner) e Paulo Tonet Camargo (Globo), Fernando Fischer (SBT), Luiz Cláudio da S. Costa (Record), Felipe Forjaz (ABOOH), Marcelo Rech (ANJ) e Oscar Simões (ABTA).
Sobre o Cenp
Criado em 1998, o Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário - tem como propósito zelar pelas relações ético-comerciais do mercado publicitário. Para isso, reúne as principais entidades que compõem o ecossistema da publicidade com representantes de anunciantes, agências de publicidade, elos digitais e veículos de comunicação. É parte de sua concepção ser um emulador de boas práticas e um centro de discussões, funcionando como um indutor e catalizador de ideias, dados e conceitos que valorizem a atividade e promovam o desenvolvimento do setor.