top of page

Sotaques de mídia, pesquisa inédita sobre mercados regionais

O levantamento "Sotaques de Mídia" foi feito em parceria com com a Kantar IBOPE Media e aponta semelhanças e diferenças no consumo de mídia entre regiões do Brasil



Uma parceria entre Cenp e Kantar IBOPE Media que mergulha na diversidade de perfis de consumidores que existem no nosso país e o reflexo desse cenário em planos e estratégias de agências e anunciantes. Assim podemos definir o estudo "Sotaques de Mídia", lançado em abril e apresentado com exclusividade na primeira edição do CenpTalks – projeto de conteúdo que analisa pesquisas exclusivas para profissionais e empresas do mercado publicitário.


No encontro virtual, a Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, Giovana Alcântara, explicou metodologias e percorreu os dados da sondagem – cujo objetivo era trazer os destaques regionais em relação ao consumo de mídia no Brasil: "Cada vez mais, os profissionais da indústria estão focados em entender as características únicas de cada parte do país para serem, de fato, mais assertivos nas ações de comunicação".

Linkar para a "matéria principal"


Para contextualizar dados e prática, a apresentação foi seguida por um debate, com a participação de dois convidados especiais: Adriana Machado, Presidente da Tom Comunicação, e Márcio Callage, CMO da Vulcabras. Coube à Diretora-Executiva do Cenp, Regina Augusto, a mediação da conversa.


Na opinião de Adriana Machado, os dados são absolutamente fundamentais, mas são apenas o ponto de partida: "Estamos falando de volume de pessoas, extensões territoriais. Em Minas Gerais, por exemplo, temos uma analogia ao que acontece no Brasil: temos várias comunidades que falam a mesma língua, mas se comunicam de formas diferentes. Dar estrutura para esse esqueleto de informações é o papel de todo comunicador, em especial, dos que trabalham em agências – essa é uma grande defesa dos parceiros locais, sua razão de existir".


O fator regionalização também está presente no desenvolvimento dos negócios da Vulcabras, responsável pelas marcas Mizuno, Olympikus e Under Armour no Brasil. "Temos oportunidades e desafios. Com dados, podemos construir mensagens hiperlocalizadas e isso traz mais potência para conseguir a atenção das pessoas. Não é mais sobre encontrar o alvo. É fazer com que a comunicação seja absorvida", comenta Márcio Callage.


Assista à integra!

bottom of page