Bem-vindo ao Cenp!
Somos uma organização de direito privado, sem fins lucrativos focada em fomentar o desenvolvimento do mercado publicitário baseado em relações éticas e transparentes.
Para isso, reúne as principais entidades que compõem o ecossistema da publicidade com representantes de anunciantes, agências de publicidade, elos digitais e veículos de comunicação. É parte de sua concepção ser um epicentro de discussões, um indutor e catalizador de boas práticas, ideias, dados e conceitos que valorizem a atividade e promovam o crescimento do setor.
Nossa agenda contempla uma visão plural, transversal e diversificada do mercado reconhecendo modelos de negócios diversos, híbridos e dinâmicos que reflitam a rápida transformação que une criatividade, dados e tecnologia.
Conheça as
premissas
do Cenp
Apoiar e reconhecer modelos de negócios diversos, híbridos e dinâmicos que reflitam a rápida transformação que une criatividade, tecnologia e dados. A sofisticação da mídia por meio da tecnologia é uma evolução que constitui a ponta de lança na relação entre as marcas e as pessoas. Diante da crescente integração entre marketing e negócios, é necessário contemplar os novos formatos de mídia incluindo vídeo nas suas mais variadas formas, áudio, retail media e o marketing de influência.
01
Defender a transparência e a ética nas relações comerciais, através de melhores práticas, entre os agentes do mercado publicitário e nos seus respectivos processos concorrenciais por meio da crença de que a publicidade é e seguirá sendo - em seus novos formatos, em suas novas plataformas e em suas novas dinâmicas – a alavanca de todas as demais atividades da economia.
02
Apoiar e promover mecanismos e iniciativas que maximizem o retorno dos investimentos e a eficiência para todos os atores do ecossistema publicitário, trazendo mais relevância para anunciantes, publishers e usuários valorizando o brand safety através de métricas, dados e indicadores transparentes e auditáveis.
03
Reconhecer e valorizar a importância da multiplicidade de players que ganham cada vez mais relevância estratégica dentro da nova lógica frente à fragmentação de canais, novos formatos e modelos na gestão de conteúdos, mensagens e impactos.
04
Em uma economia de valor compartilhado e como indústria composta por uma cadeia de elos interligados e interdependentes, é nossa missão zelar pela sustentabilidade das relações desse ecossistema, respeitando os interesses legítimos e reforçando o papel de cada elo da corrente.
05
Estrutura e governança
O Cenp é organizado em colegiados formados por dirigentes do mercado publicitário:
-
Conselho Superior é o órgão estratégico e decisório do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário. É composto por 8 representantes de Veículos, 8 de Agências, 8 de Anunciantes e 8 de Elos Digitais.
-
Comitês e Grupos de Trabalho são os organismos de apoio técnico com intuito de discutir, debater, fomentar e propor boas práticas, guias e parâmetros relacionados aos principais assuntos que pautam o ecossistema publicitário brasileiro.
-
Diretoria Executiva é o órgão administrativo da entidade, atualmente integrado por:
Luiz Lara
Presidente
Dudu Godoy
Vice-Presidente
Fernando Justus Fischer
Diretor
Roberto Tourinho
Diretor
Ana Carolina Castro
Diretora
Cristiane Camargo
Diretora
Regina Augusto
Diretora executiva
-
Estrutura interna:
Juliana Andrade – Gerente de operações
Marcos Barbosa – Gerente financeiro
Vanessa Lopes – Gerente de relações com mercado
-
Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização da entidade, atualmente integrado por:
Fernando Silveira (Sócio fundador da Integrada Comunicação Total)
Manzar Feres (Diretora Geral – Negócios Integrados em Publicidade da Globo)
Monica Furlan (Diretora de Contabilidade, Controladoria e Custos da Seara)
Raffael Mastrocola (CEO da Oliver Latam e VP de Finanças do IAB Brasil)
Entidades Mantenedoras
Asseguram juridicamente a existência do Cenp, sendo responsáveis legais pela representatividade dos principais pilares da indústria publicitária - anunciantes, agências, veículos e elos digitais. Integram o Conselho Superior e a Assembleia Geral da entidade com representatividade definida nos estatutos sociais.
Entidades Aderentes e Conveniadas
Entidades reconhecidas pelo mercado publicitário por sua dedicação ao desenvolvimento e aprimoramento dos diversos segmentos que formam essa indústria, participam da promoção da autorregulação ética-comercial por adesão ao Cenp.
Envie a minuta preenchida por e-mail para: juridico@cenp.com.br
Fernando Silveira
Sócio fundador da Integrada Comunicação Total
Manzar Feres
Diretora Geral – Negócios Integrados em Publicidade da Globo
Monica Furlan
Diretora de Contabilidade, Controladoria e Custos da Seara
Raffael Mastrocola
CEO da Oliver Latam e VP de Finanças do IAB Brasil
Empresas Acreditadas
Deseja ser reconhecida pelo mercado publicitário como empresa acreditada pelo Cenp?
Clique aqui para conhecer a Resolução 03/2018 – Reconhecimento e acreditação de empresas que prestam serviços do mercado publicitário e envie e-mail para: juridico@cenp.com.br
Nossa História
Linha do tempo
1997
Após a desregulamentação da atividade publicitária pelo Governo Federal, o mercado identifica a necessidade de se criar uma entidade com o propósito de qualificar as relações comerciais entre os elos da atividade publicitária.
1998
16 de dezembro – Fundação do Cenp (Conselho Executivo das Normas-padrão), prestigiada por todas as lideranças do mercado publicitário. Petrônio Corrêa é o primeiro presidente da entidade.
1999
Início das atividades do Cenp e processo de certificação de agências.
Entidades fundadoras: ABA, Abap, Abert, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor e Fenapro
2000
Normas-Padrão aprovadas pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), deferindo a liberdade de mercado e as melhores práticas comerciais.
2001
Início do processo de qualificação técnica de mídia por meio de acordo com as principais instituições de pesquisa – Ibope, Ipsos-Marplan e IVC, ampliando o acesso, inclusive das médias e pequenas agências aos estudos de mídia.
2002
O poder público federal, por meio do Decreto nº 57.690/66 para a execução da Lei nº 4.680/65, reconhece dispositivos das Normas-Padrão como sendo referência para a contratação de serviços publicitários.
2009
Caio Barsotti assume a presidência do Cenp e Petrônio Corrêa vai para o Conselho Consultivo.
2010
É sancionada a Lei 12.232/10, que reconhece Cenp como entidade certificadora. Trata da contratação dos serviços de publicidade pela administração pública e que reconhece o Cenp como entidade certificadora técnica das agências de publicidade.
2012
O Cenp amplia a forma de credenciamento de entidades e empresas especializadas na verificação de circulação dos veículos impressos, o que reduz custos e facilita a adesão dos veículos ainda não auditados.
2017
O processo administrativo instaurado em 2005 pelo CADE é arquivado, em decisão unânime do Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
2018
Lançado o Cenp-Meios, com painel de 75 agências, com investimento em mídia via agências no 1º semestre de 2017. Nos meses seguintes, seriam divulgados os dados do ano completo.
2019
Normas-Padrão passam por ampla atualização, tratando entre outros temas de remuneração de agência e desconto-padrão, reconhecimento de veículos de comunicação/divulgação atuantes no mundo digital, novas faixas de agência.
IAB deixa o Cenp por divergências relacionadas às atualizações do Cenp.
2021
ABA pede desfiliação do Cenp.
Cenp adota novo modelo de governança para atrair mais players e discutir novos modelos de negócios. É extinto o cargo de presidente executivo. Com isso, Caio Barsotti deixa a entidade.
Entidade adota nova marca e passa a ser Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário.
Luís Lara é eleito Presidente do Conselho.
2022
Regina Augusto assume como Diretora Executiva.
Estatuto é atualizado suprimindo o foco fiscalizador e punitivo da entidade para transformá-la em disseminadora de boas práticas propondo um novo pacto de valor para o seu papel: o de fomentar o desenvolvimento do mercado baseado em relações éticas e transparentes.
Lançamento das Novas premissas e campanha #juntospelofuturodapublicidade.
Lançamento do CenpCast.
Retorno do IAB ao Cenp.
2023
Cenp celebra 25 anos de atuação no mercado.
Lançamento CenpHub São Paulo e CenpHub Recife,
eventos que reúnem o mercado publicitário.
Retorno da ABA ao Cenp.
Lançamento CenpTalks.
Eleita nova Diretoria Executiva. Novo Conselho Superior é formado e passa a contar com oito representantes de agências, elos digitais, veículos e anunciantes.
Lançamento da Campanha “Parabéns”, criada pela AlmapBBDO, com conceito “Cenp. Há 25 anos fazendo coisas que você nem imagina pelo mercado publicitário”.
Novo site no ar.