top of page

Bem-vindo ao Cenp!

Somos uma organização de direito privado, sem fins lucrativos focada em fomentar o desenvolvimento do mercado publicitário baseado em relações éticas e transparentes.
 
Para isso, reúne as principais entidades que compõem o ecossistema da publicidade com representantes de anunciantes, agências de publicidade, elos digitais e veículos de comunicação. É parte de sua concepção ser um epicentro de discussões, um indutor e catalizador de boas práticas, ideias, dados e conceitos que valorizem a atividade e promovam o crescimento do setor.
 
Nossa agenda contempla uma visão plural, transversal e diversificada do mercado reconhecendo modelos de negócios diversos, híbridos e dinâmicos que reflitam a rápida transformação que une criatividade, dados e tecnologia.

Conheça as

premissas

do Cenp

Apoiar e reconhecer modelos de negócios diversos, híbridos e dinâmicos que reflitam a rápida transformação que une criatividade, tecnologia e dados. A sofisticação da mídia por meio da tecnologia é uma evolução que constitui a ponta de lança na relação entre as marcas e as pessoas. Diante da crescente integração entre marketing e negócios, é necessário contemplar os novos formatos de mídia incluindo vídeo nas suas mais variadas formas, áudio, retail media e o marketing de influência.

01

Defender a transparência e a ética nas relações comerciais, através de melhores práticas, entre os agentes do mercado publicitário e nos seus respectivos processos concorrenciais por meio da crença de que a publicidade é e seguirá sendo - em seus novos formatos, em suas novas plataformas e em suas novas dinâmicas – a alavanca de todas as demais atividades da economia.

02

Apoiar e promover mecanismos e iniciativas que maximizem o retorno dos investimentos e a eficiência para todos os atores do ecossistema publicitário, trazendo mais relevância para anunciantes, publishers e usuários valorizando o brand safety através de métricas, dados e indicadores transparentes e auditáveis.

03

Reconhecer e valorizar a importância da multiplicidade de players que ganham cada vez mais relevância estratégica dentro da nova lógica frente à fragmentação de canais, novos formatos e modelos na gestão de conteúdos, mensagens e impactos.

04

Em uma economia de valor compartilhado e como indústria composta por uma cadeia de elos interligados e interdependentes, é nossa missão zelar pela sustentabilidade das relações desse ecossistema, respeitando os interesses legítimos e reforçando o papel de cada elo da corrente.

05

Estrutura e governança

O Cenp é organizado em colegiados formados por dirigentes do mercado publicitário:
  • Conselho Superior é o órgão estratégico e decisório do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário. É composto por 8 representantes de Veículos, 8 de Agências, 8 de Anunciantes e 8 de Elos Digitais.

  • Comitês e Grupos de Trabalho são os organismos de apoio técnico com intuito de discutir, debater, fomentar e propor boas práticas, guias e parâmetros relacionados aos principais assuntos que pautam o ecossistema publicitário brasileiro.

  • Diretoria Executiva é o órgão administrativo da entidade, atualmente integrado por:

Luiz Lara
Luiz Lara
Presidente
Dudu Godoy
Dudu Godoy
Vice-Presidente
Fernando Justus Fischer
Fernando Justus Fischer
Diretor
Roberto Tourinho
Roberto Tourinho
Diretor
Ana Carolina Castro
Ana Carolina Castro
Diretora
Cristiane Camargo
Cristiane Camargo
Diretora
Regina Augusto
Regina Augusto
Diretora executiva
  • Estrutura interna:

Juliana Andrade – Gerente de operações

Marcos Barbosa – Gerente financeiro

Vanessa Lopes – Gerente de relações com mercado

  • Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização da entidade, atualmente integrado por:

Fernando Silveira (Sócio fundador da Integrada Comunicação Total)

Manzar Feres (Diretora Geral – Negócios Integrados em Publicidade da Globo)

Monica Furlan (Diretora de Contabilidade, Controladoria e Custos da Seara)

Raffael Mastrocola (CEO da Oliver Latam e VP de Finanças do IAB Brasil)

Entidades Mantenedoras

Asseguram juridicamente a existência do Cenp, sendo responsáveis legais pela representatividade dos principais pilares da indústria publicitária - anunciantes, agências, veículos e elos digitais. Integram o Conselho Superior e a Assembleia Geral da entidade com representatividade definida nos estatutos sociais.

1
10
11
2
3
4
5
6
7
8
9

Entidades Aderentes e Conveniadas

Entidades reconhecidas pelo mercado publicitário por sua dedicação ao desenvolvimento e aprimoramento dos diversos segmentos que formam essa indústria, participam da promoção da autorregulação ética-comercial por adesão ao Cenp.

Envie a minuta preenchida por e-mail para: juridico@cenp.com.br

a
b
b
c
c
d
e
f
g
j
k
l

Entidade conveniada

ABEP
Fernando Silveira
Fernando Silveira
Sócio fundador da Integrada Comunicação Total
Manzar Feres
Manzar Feres
Diretora Geral – Negócios Integrados em Publicidade da Globo
Monica Furlan
Monica Furlan
Diretora de Contabilidade, Controladoria e Custos da Seara
Raffael Mastrocola
Raffael Mastrocola
CEO da Oliver Latam e VP de Finanças do IAB Brasil

Empresas Acreditadas

Deseja ser reconhecida pelo mercado publicitário como empresa acreditada pelo Cenp?

Clique aqui para conhecer a Resolução 03/2018 – Reconhecimento e acreditação de empresas que prestam serviços do mercado publicitário e envie e-mail para: juridico@cenp.com.br

Relatório institucional 2023

Nossa História

Linha do tempo

1997

Após a desregulamentação da atividade publicitária pelo Governo Federal, o mercado identifica a necessidade de se criar uma entidade com o propósito de qualificar as relações comerciais entre os elos da atividade publicitária.

1998

16 de dezembro – Fundação do Cenp (Conselho Executivo das Normas-padrão), prestigiada por todas as lideranças do mercado publicitário. Petrônio Corrêa é o primeiro presidente da entidade.

1999

Início das atividades do Cenp e processo de certificação de agências.

Entidades fundadoras: ABA, Abap, Abert, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor e Fenapro

2000

Normas-Padrão aprovadas pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), deferindo a liberdade de mercado e as melhores práticas comerciais.

2001

Início do processo de qualificação técnica de mídia por meio de acordo com as principais instituições de pesquisa – Ibope, Ipsos-Marplan e IVC, ampliando o acesso, inclusive das médias e pequenas agências aos estudos de mídia.

2002

O poder público federal, por meio do Decreto nº 57.690/66 para a execução da Lei nº 4.680/65, reconhece dispositivos das Normas-Padrão como sendo referência para a contratação de serviços publicitários.

2009

Caio Barsotti assume a presidência do Cenp e Petrônio Corrêa vai para o Conselho Consultivo.

2010

É sancionada a Lei 12.232/10, que reconhece Cenp como entidade certificadora. Trata da contratação dos serviços de publicidade pela administração pública e que reconhece o Cenp como entidade certificadora técnica das agências de publicidade.

2012

O Cenp amplia a forma de credenciamento de entidades e empresas especializadas na verificação de circulação dos veículos impressos, o que reduz custos e facilita a adesão dos veículos ainda não auditados. 

2017

O processo administrativo instaurado em 2005 pelo CADE é arquivado, em decisão unânime do Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

2018

Lançado o Cenp-Meios, com painel de 75 agências, com investimento em mídia via agências no 1º semestre de 2017. Nos meses seguintes, seriam divulgados os dados do ano completo.

2019

Normas-Padrão passam por ampla atualização, tratando entre outros temas de remuneração de agência e desconto-padrão, reconhecimento de veículos de comunicação/divulgação atuantes no mundo digital, novas faixas de agência.

IAB deixa o Cenp por divergências relacionadas às atualizações do Cenp.

2021

ABA pede desfiliação do Cenp.

Cenp adota novo modelo de governança para atrair mais players e discutir novos modelos de negócios. É extinto o cargo de presidente executivo. Com isso, Caio Barsotti deixa a entidade.

Entidade adota nova marca e passa a ser Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário.

Luís Lara é eleito Presidente do Conselho.

2022

Regina Augusto assume como Diretora Executiva.

Estatuto é atualizado suprimindo o foco fiscalizador e punitivo da entidade para transformá-la em disseminadora de boas práticas propondo um novo pacto de valor para o seu papel: o de fomentar o desenvolvimento do mercado baseado em relações éticas e transparentes.

Lançamento das Novas premissas e campanha #juntospelofuturodapublicidade.

Lançamento do CenpCast.

Retorno do IAB ao Cenp.

2023

Cenp celebra 25 anos de atuação no mercado.

Lançamento CenpHub São Paulo e CenpHub Recife,

eventos que reúnem o mercado publicitário.

Retorno da ABA ao Cenp.

Lançamento CenpTalks.

Eleita nova Diretoria Executiva. Novo Conselho Superior é formado e passa a contar com oito representantes de agências, elos digitais, veículos e anunciantes.

Lançamento da Campanha “Parabéns”, criada pela AlmapBBDO, com conceito “Cenp. Há 25 anos fazendo coisas que você nem imagina pelo mercado publicitário”.

Novo site no ar.

Relatório institucional 2022

bottom of page